Você está aqui: A Câmara

Palavra do presidente

Presidente
Presidente
 
 
 

Conheça mais sobre a câmara

A câmara de vereadores de Cruzeiro do Oeste é composta por 11 vereadores que se reúnem todas as segundas-feiras as 20 h em sessões ordinárias para discutir, rejeitar, ou aprovar lei de origem da própria Câmara ou do Executivo Municipal.

Os Vereadores compõem pelo menos quatro comissões que dão pareceres às matérias que tramitam na casa de leis e que só serão colocadas à apreciação do plenário após análise e parecer jurídico sobre a legalidade da matéria e se não conflita com outras leis, bem como, a verificação da constitucionalidade da lei que será aprovada.

Os Vereadores têm papel preponderante como fiscalizadores da ação do executivo e cabe a ele fazer indicações, requerimentos bem como utilizar-se de outros mecanismos para fazer chegar ao Prefeito Municipal e sua equipe as reivindicações da população.

Existem sérias limitações no exercício do mandato de vereador, se não houver um perfeito sincronismo entre o Legislativo e o Executivo muitos dos pedidos, em sua maioria plenamente justificáveis, deixam de ser atendidos, prejudicando assim muitas pessoas. Tanto vereador quanto a Câmara de vereadores não têm o poder de execução, cabendo esta tarefa ao Prefeito Municipal e seus secretários.

Infelizmente uma parcela da população que rejeita com veemência a figura da politico em geral, vê no vereador algo dispensável, entretanto, esquecem que devem cobrar postura ética e desenvoltura do vereador que elegeu para que haja retorno para sociedade.

Vale ressaltar, que nas sessões regulares o número de pessoas (eleitores) é muito baixo. O plenário da câmara só recebe um público maior quando o assunto a ser discutido é de interesse pessoal. Portanto, fica aqui o pedido para que as pessoas em geral compareçam às sessões com mais frequência para que possam ocorrer ideias, tornando ainda mais produtivo o debate na busca de soluções.

As sessões regulares acontecem às segundas-feiras às 20 h.